sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Calendário Escolar

Seduc apresenta calendário de reposição à imprensa
No final da manhã desta terça-feira (22), profissionais da imprensa local tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber mais informações sobre o calendário de reposição de aulas na rede estadual de ensino durante coletiva concedida por Luiz Acácio Centeno, secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizada pela manhã na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE). Haverá a reposição de 34 dias oficiais do calendário escolar.

FEIRA DA CULTURA 2011


A Feira Cultural da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaderlândia, para além da constituição de um espaço de publicação de resultados ou divulgação de trabalhos de pesquisas escolares, se propõe a trazer para o seio da escola a comunidade na qual se inseri, bem como a valorização e o incentivo aos conhecimentos construídos pelos alunos, professores e todos os que fazem a escola, num intuito de se construir novas habilidades e atitudes diante do mundo hodierno e reforçar os laços que unem visceralmente pais, alunos, professores, técnicos, funcionários e a comunidade em geral.
Este ano a Escola trouxe como tema o Consumo X Consumismo, cujo objetivo principal foi construir reflexões críticas a respeito da sociedade de consumo atual, bem como relacionar o consumismo a vários problemas ambientais existentes na sociedade, problemas esses que são percebidos em uma escala local (o bairro onde a escola está inserida), regional até uma escala global.
Mais uma vez nossos alunos deram um “SHOW” de interesse, participação, compromisso e capacidade criativa e crítica de abordar o tema em questão. O resultado de tudo isso pode ser observado na amostragem de imagens e vídeos abaixo.
Parabéns a todos que fazem da Escola Jaderlândia, uma escola pequena (do ponto de vista físico), de um bairro da periferia da cidade Ananindeua, um verdadeiro centro de sabedoria. Uma escola muito maior do que seu espaço físico, uma escola compromissada com a educação e que vislumbra o futuro a partir da construção do presente.

O consumo de produtos naturais para uma alimentação saudável.
Maravilhas feitas a partir da Reciclagem
A diversidade de trabalhos em exposição, uma aula para todos.
Poluição Ambiental, um problema série e de todos.
A sedução da propaganda na hora do consumo, todo cuidado é pouco.
Desfile com roupas feitas a partir do lixo.
O luxo vindo do lixo.
A passarela a espera das nossas estrelas: os alunos.
Parabéns à Todos.

DESFILE ESCOLAR 2011


No dia 02/092011 a Escola Jaderlândia participou do desfile escolar realizado no bairro da Marambaia em Belém. A escola participou desse momento cívico levando para o desfile uma amostragem de quarenta alunos que representaram a escola. 








sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amazônia

05/08 - DIA DA AMAZÔNIA
A Amazônia é a maior área de floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul, avançando por nove países: Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname e Brasil, que detém 60% de sua totalidade, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
É um dos mais preciosos patrimônios ecológicos do planeta, representando 35% de todas as florestas do mundo. Considerada uma das mais antigas coberturas florestais e permanecendo estabilizada há cerca de 100 milhões de anos, a Floresta Amazônica é um grande bioma composto por diversos ecossistemas interagindo em equilíbrio.
De sua área total, 65% é composta pela floresta tropical úmida de terra firme. O restante é constituído por matas de cipó, campinas, matas secas, igapós, manguezais, matas de várzeas, cerrados, campos de terra firme, campos de várzeas e matas de bambu. Toda a rede de rios, cachoeiras, córregos, igarapés, lagos e represas constituem os ecossistemas aquáticos da Amazônia.
Não é só pelo tamanho que a Amazônia impressiona, mas também pela riqueza de minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo, graças ao grande volume de água de seus rios e, também, por ser um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos primitivos. Dezenas de tribos ainda existentes espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas inalteradas por milhares de anos; antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis.
Por tudo isso, o interesse pelas questões relacionadas à conservação do meio ambiente confere à Amazônia um papel de destaque nos cenários nacional e internacional por congregar todos os elementos naturais necessários ao sucesso de qualquer programação de ecoturismo.
Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e plantas ameaçam a sobrevivência da Amazônia e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.
Fonte: http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=952

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

07/08 - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. 
Muitos fatores contribuíram para a Independência do Brasil: a crise do sistema colonial, trazendo revoltas no final do século XVIII e início do século XIX, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolta Pernambucana de 1817 e o crescimento do livre comércio.
No ano de 1820, acontece em Portugal o estouro de um movimento liberal e antiabsolutista, conhecido como a Revolução do Porto. No ano seguinte, o parlamento português, exige que D. João VI retorne a Portugal; este obedece e deixa seu filho mais velho, D. Pedro I, como regente do Brasil.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta da coroa portuguesa exigindo o seu imediato retorno a Portugal, já que a sua presença impedia o ideal português de recolonizar o Brasil. D. Pedro I respondeu negativamente aos chamados, ficando esse dia conhecido como o “Dia do Fico”.
 A seguir, D. Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram a Coroa Portuguesa; organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino, determinou que nenhuma lei de Portugal fosse colocada em vigor sem a sua aprovação, conclamou o povo a lutar pela independência e anunciou sua insubordinação, convocando a primeira Assembléia Constituinte Brasileira.
Depois disso, o príncipe-regente resolveu assinar o manifesto às Nações Amigas, escrito por José Bonifácio, o Patriarca da Independência, e confirmou o rompimento com as Cortes Constituintes de Lisboa.
Durante uma viagem rápida que fez a Minas Gerais e São Paulo, na intenção de acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, D. Pedro I recebeu uma nova carta de Portugal, que anulava a convocação da Assembléia Constituinte Brasileira e exigia a sua volta imediata para a metrópole. A notícia de que tropas portuguesas poderiam ser enviadas ao Brasil o convenceu a se separar da metrópole. 
Esse fato ocorreu em 7 de setembro de 1822 às margens do rio Ipiranga e é lembrado como o ápice da Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, o príncipe é coroado pelo bispo do Rio de Janeiro com o título de D. Pedro I, Imperador do Brasil.
Fonte: http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=952

DIA DA ÁRVORE

21/09 - DIA DA ÁRVORE
Proteger as árvores e a natureza como um todo é uma atitude indispensável para a manutenção da vida na Terra.
Pela dedicação de um francês chamado Fourrier, no século passado, instituiu-se a “Festa das Árvores”. Sua idéia foi logo imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o “Dia da Árvore” – “The Arbor Day” –, em 10 de abril de 1872, dia instituído em homenagem ao aniversário de J. Sterling Morton, um morador da cidade que incentivava a plantação de árvores naquele estado.
No Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da “Festa das Árvores” foram João Pedro Cardoso e Alberto Loefgren. O evento aconteceu na cidade paulista de Araras, no dia 7 de junho de 1902, com o objetivo de incentivar a plantação de árvores e a conservação do meio ambiente.
Em 3 de maio de 1903, a festa foi lembrada na cidade de Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças conduzindo flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas e ainda, dois andores com uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, plantadas por Coelho Neto.
Em 24 de fevereiro de 1965, talvez por conta desse histórico, através do decreto presidência, instituiu-se a “Festa Anual das Árvores”, a ser comemorada no dia 21 de setembro em todo o território nacional. Segundo o decreto, a festa tem o objetivo de difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos.
O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos Estados Unidos na escolha do dia para celebrar a árvore; mas existe uma explicação lógica para isso: os povos indígenas sempre cultuaram as árvores na época das chuvas ou quando se preparava a terra para ser semeada, o que marcava o início da primavera. Em razão das diferenças climáticas brasileiras, o evento é festejado na última semana de março no Norte e Nordeste, período referente ao início das chuvas naquela região, e nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste é festejado no dia 21 de setembro. 
Além de embelezarem praças, ruas e avenidas, as árvores refrescam o ambiente. Isso acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar; ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o gás carbônico produzido na queima de combustíveis, o que significa mais oxigênio para nós humanos; agem como barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram poeira e fuligem; são indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais, pois mantêm o solo firme; tudo isso sem contar os frutos deliciosos que produzem.
Fonte: http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=952

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Datas Importantes de Abril

19 - DIA DO ÍNDIO
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, encontraram uma natureza exuberante e um povo nativo muito diferente do europeu. Como acreditavam ter chegado à Índia, que era o destino de sua viagem, apelidaram esse povo de índio.
Para os colonizadores europeus, todos os nativos eram índios. Essa generalização proposital favoreceu a dominação desses povos. Na verdade, existiam muitas nações, com uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida, que viviam disputando territórios.
O que os igualava era o respeito à natureza, afinal, era dela que eles dependiam para viver: onde caçavam, pescavam, colhiam frutos e raízes. No início, os europeus se aproveitaram dessa diversidade e usaram o índio como aliado. Porém, logo decidiram torná-lo escravo e, nessa luta, inúmeras populações foram praticamente destruídas.
Em 19 de abril de 1940, o 1o Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, instituiu o Dia do Índio. No Brasil, o dia foi oficializado a partir de 1943, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, graças ao empenho motivador do marechal Cândido Rondon, um dos primeiros a se preocupar com essa questão no país.De origem indígena, marechal Rondon estimulou a criação do Serviço de Proteção ao índio (SIP), atual Fundação Nacional do índio (FUNAI), cuja responsabilidade crítica diz respeito à preservação de nossa memória cultural e, principalmente, à preservação da cultura indígena.
Sua tarefa principal é promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os grupos indígenas.
Além disso, é de sua competência defender as comunidades indígenas; despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas; gerir o seu patrimônio e fiscalizar as suas terras, impedindo as ações predatórias dos seculares aproveitadores, e outras que ocorram dentro de seus limites e representem risco à vida e à preservação desses povos.
A realidade indígena hoje é diferente de quando eles eram os donos desta terra. Obrigados a viver em áreas cada vez menores, os índios foram, gradativamente, perdendo seus hábitos e costumes. O contato com o homem branco contribuiu para essa aculturação, além de levar doenças e outros males para dentro das aldeias.
Muitos índios buscaram fugir da miséria migrando para os grandes centros urbanos. Mas, vítimas de preconceito e sem conseguir se integrar, transformaram-se em indigentes; uma triste realidade que em nada lembra os tempos gloriosos de guerreiros e caçadas.
 
21 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BRASÍLIA
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A partir dessa data, os principais órgãos da Administração Federal foram transferidos do Rio de Janeiro para a nova capital, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Projetada urbanisticamente por Lúcio Costa e com  projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília foi construída com a mobilização de brasileiros que se deslocaram de várias regiões do país para levantar do chão ermo do Planalto Central a nova capital federal; homens de todas as classes, impulsionados pelo mesmo espírito de otimismo e aventura, que acreditavam estar diante de novos tempos e de um futuro magistral.
A construção começou no ano de 1957 e terminou em 1960, e foi julgada por muitos políticos de oposição ao governo de Juscelino como desperdício do dinheiro público.
Em 1987, a cidade passou a ser Patrimônio Cultural da Humanidade, tombamento feito pela Unesco, órgão das Nações Unidas.
 
21 - DIA DE TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Pombal, Minas Gerais em 12 de novembro de 1746. No dia 21 de abril de 1792, antes de ser enforcado, no campo da Lampadosa – atual Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro – , disse: “Cumpri a minha palavra! Morro pela liberdade!”. Depois, seu corpo foi esquartejado e espalhado por pontos estratégicos da cidade, como exemplo a futuros opositores. Pelo seu martírio em prol dos ideais de liberdade da pátria e do indivíduo, em 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, em 1865, proclamado “Patrono Cívico da Nação Brasileira”.

22 - DESCOBRIMENTO DO BRASIL
O descobrimento do Brasil em 1500 pelo reino de Portugal é o resultado de uma influente e próspera marinha mercante lançada ao Atlântico em busca de novas rotas comerciais para as Índias, onde florescia o comércio das especiarias, jóias, porcelanas e tecidos finos.No dia 22 de abril de 1500, uma dessas expedições avistou um monte na densa mata atlântica de uma terra virgem, ainda inexplorada, que ficou conhecido como Monte Pascoal, porque era a época da Páscoa.
Pedro Ávares Cabral, no comando da esquadra portuguesa, desembarcou nas terras do Brasil e, pensando ter descoberto uma grande ilha no meio do oceano, a batizou de Ilha de Vera Cruz, local onde os colonizadores tiveram os primeiros contatos com os nativos, chamados de índios, porque os portugueses acreditavam que aquela terra fosse a Índia.
Para notificar o rei português Dom Manuel, o escrivão da frota de Cabral, Pero Vaz de Caminha, escreveu um documento de sete páginas, registrando a data do descobrimento, bem como as características daquela nova terra. Essa carta tornou-se o primeiro documento da História do Brasil.A designação Ilha de Vera Cruz foi mudada para Terra de Santa Cruz, quando os colonizadores perceberam que não se tratava de uma ilha. O nome mudaria para Brasil, pela abundância de árvores encontradas, chamadas de pau-brasil.Assim, graças à poderosa frota naval portuguesa, foi descoberta uma nova terra que se tornou o nosso país.
 http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=947#19

Passeio Ciclístico

Como parte integrante do calendário escolar foi realizado no dia 18/03/2011 o II Passeio Ciclístico da Escola com a participação dos alunos, professores e demais funcionários da escola.





Aula Inaugural


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaderlândia deu início ao seu ano letivo no dia 14 de Fevereiro de 2011. No primeiro dia 14/03 (segunda feira) foi proferida a aula inaugural no pátio da Escola tendo a frente a Diretora Elizabeth Aguiar que deu as boas vindas aos alunos e aos seus responsáveis que se faziam presente, falando da importância daquele momento inaugural, bem como da proposta educacional da escola para o ano letivo que se iniciava; apresentou as normas da escola e os direitos e deveres dos alunos, enfocando também a necessidade de maior participação da família na construção educacional dos alunos. No decorrer da explanação da Diretora foram apresentados os funcionários ali presentes, bem como a equipe de Professores que tiveram a oportunidade de falar ao corpo discente que estava presente.




Jornada Pedagógica

    Como já se tornou tradicional em todo início de ano letivo os professores, técnicos e direção da escola se reuniram para a realização da Jornada pedagógica da Escola Jaderlândia havendo. A semana se deu de forma bastante descontraída com discussões bastante frutíferas sobre temas e situações que margeam a educação em um âmbito mais geral e as particularidades inerentes a nossa escola. Tudo correu em um clima de muita cordialidade, amizade e alegria o que tornou o evento significativamente importante para a maior aproximação entre a equipe bem como contribuiu de forma significativa para engrandecer ainda mais o trabalho do novo ano letivo que se inicia.





terça-feira, 29 de março de 2011

Dia Mundial da Saúde

07 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Mais do que a simples ausência de doenças, a saúde deve ser descrita como um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Essa definição foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data fixada em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial da Saúde fundamenta-se no direito do cidadão e na obrigação do Estado em promover a saúde.

Nem sempre quem não apresenta os sintomas típicos de uma doença pode se dizer saudável. Uma pessoa só é considerada saudável quando o seu corpo e a sua mente estão funcionando em harmonia, proporcionando bem-estar.

A saúde tornou-se uma questão mundial e a responsabilidade pelo bem-estar de todos os povos menos favorecidos é de toda humanidade. Assim atua a Organização Mundial da Saúde, ajudando os governos dessas nações a planejarem e organizarem seus programas de “saúde pública”, promovendo a melhoria nos padrões sanitários, acesso da população à educação e erradicação da fome.

Para ter uma boa saúde é preciso adotar hábitos saudáveis, como:
- alimentação adequada;
- evitar a automedicação;
- cuidar da higiene pessoal;
- dormir o necessário e tranqüilamente;
- praticar exercícios físicos regularmente.

Postagens populares

 

Escola Estadual Jaderlândia Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger