![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivy3yhOF-zQRbTL3Awxu2JoWBPXfoA6GLZT-m_8xCv_Rp5zsWzehaGj7j6C40KbF8-7KHz2x6r0oK1JRzYZx5M8H4om9reNZEf9dTTQr7I-MXQ2xg6xPZXUC2XzmfCTKWMlt42hBUK8RA/s200/resized_indios.jpg) Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, encontraram uma natureza exuberante e um povo nativo muito diferente do europeu. Como acreditavam ter chegado à Índia, que era o destino de sua viagem, apelidaram esse povo de índio.
Para os colonizadores europeus, todos os nativos eram índios. Essa generalização proposital favoreceu a dominação desses povos. Na verdade, existiam muitas nações, com uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida, que viviam disputando territórios.
O que os igualava era o respeito à natureza, afinal, era dela que eles dependiam para viver: onde caçavam, pescavam, colhiam frutos e raízes. No início, os europeus se aproveitaram dessa diversidade e usaram o índio como aliado. Porém, logo decidiram torná-lo escravo e, nessa luta, inúmeras populações foram praticamente destruídas.Em 19 de abril de 1940, o 1o Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, instituiu o Dia do Índio. No Brasil, o dia foi oficializado a partir de 1943, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, graças ao empenho motivador do marechal Cândido Rondon, um dos primeiros a se preocupar com essa questão no país.De origem indígena, marechal Rondon estimulou a criação do Serviço de Proteção ao índio (SIP), atual Fundação Nacional do índio (FUNAI), cuja responsabilidade crítica diz respeito à preservação de nossa memória cultural e, principalmente, à preservação da cultura indígena.
Sua tarefa principal é promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os grupos indígenas.
Além disso, é de sua competência defender as comunidades indígenas; despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas; gerir o seu patrimônio e fiscalizar as suas terras, impedindo as ações predatórias dos seculares aproveitadores, e outras que ocorram dentro de seus limites e representem risco à vida e à preservação desses povos.A realidade indígena hoje é diferente de quando eles eram os donos desta terra. Obrigados a viver em áreas cada vez menores, os índios foram, gradativamente, perdendo seus hábitos e costumes. O contato com o homem branco contribuiu para essa aculturação, além de levar doenças e outros males para dentro das aldeias.
Muitos índios buscaram fugir da miséria migrando para os grandes centros urbanos. Mas, vítimas de preconceito e sem conseguir se integrar, transformaram-se em indigentes; uma triste realidade que em nada lembra os tempos gloriosos de guerreiros e caçadas.
21 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE BRASÍLIA |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL-Xz4LGss8jJAwqwjm4OrTpUchGJGFB2z_X9S4Bvqw6k0ZFwFz9vU4RSzPa_oxB8huCcC2g8zIxiYMZ9Qf-EIWEL7g6U7dfxr7lCXTNN-I_d7OLHHoxoZoG61rNEKab7sy1IQW2oBz1I/s200/brasilia_01.jpg) Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A partir dessa data, os principais órgãos da Administração Federal foram transferidos do Rio de Janeiro para a nova capital, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Projetada urbanisticamente por Lúcio Costa e com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília foi construída com a mobilização de brasileiros que se deslocaram de várias regiões do país para levantar do chão ermo do Planalto Central a nova capital federal; homens de todas as classes, impulsionados pelo mesmo espírito de otimismo e aventura, que acreditavam estar diante de novos tempos e de um futuro magistral.
A construção começou no ano de 1957 e terminou em 1960, e foi julgada por muitos políticos de oposição ao governo de Juscelino como desperdício do dinheiro público.Em 1987, a cidade passou a ser Patrimônio Cultural da Humanidade, tombamento feito pela Unesco, órgão das Nações Unidas. |
21 - DIA DE TIRADENTES |
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Pombal, Minas Gerais em 12 de novembro de 1746. No dia 21 de abril de 1792, antes de ser enforcado, no campo da Lampadosa – atual Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro – , disse: “Cumpri a minha palavra! Morro pela liberdade!”. Depois, seu corpo foi esquartejado e espalhado por pontos estratégicos da cidade, como exemplo a futuros opositores. Pelo seu martírio em prol dos ideais de liberdade da pátria e do indivíduo, em 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, em 1865, proclamado “Patrono Cívico da Nação Brasileira”.
|
22 - DESCOBRIMENTO DO BRASIL |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1qEWczCI4dBRKAwd_D-naS1jsMh3sk3ACFO3zA0ZtOXQx6r6osQZZ030114vmWXA_Fgn3hyP-MVZannFkbUXJfx0ASWgN4lHBYmBF6_hGARqJicxKfJg1Fz3W4eK3fZo_ILQqbmxh-co/s200/descobrimento-do-brasil.jpg) O descobrimento do Brasil em 1500 pelo reino de Portugal é o resultado de uma influente e próspera marinha mercante lançada ao Atlântico em busca de novas rotas comerciais para as Índias, onde florescia o comércio das especiarias, jóias, porcelanas e tecidos finos.No dia 22 de abril de 1500, uma dessas expedições avistou um monte na densa mata atlântica de uma terra virgem, ainda inexplorada, que ficou conhecido como Monte Pascoal, porque era a época da Páscoa.
Pedro Ávares Cabral, no comando da esquadra portuguesa, desembarcou nas terras do Brasil e, pensando ter descoberto uma grande ilha no meio do oceano, a batizou de Ilha de Vera Cruz, local onde os colonizadores tiveram os primeiros contatos com os nativos, chamados de índios, porque os portugueses acreditavam que aquela terra fosse a Índia.Para notificar o rei português Dom Manuel, o escrivão da frota de Cabral, Pero Vaz de Caminha, escreveu um documento de sete páginas, registrando a data do descobrimento, bem como as características daquela nova terra. Essa carta tornou-se o primeiro documento da História do Brasil.A designação Ilha de Vera Cruz foi mudada para Terra de Santa Cruz, quando os colonizadores perceberam que não se tratava de uma ilha. O nome mudaria para Brasil, pela abundância de árvores encontradas, chamadas de pau-brasil.Assim, graças à poderosa frota naval portuguesa, foi descoberta uma nova terra que se tornou o nosso país. |
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=947#19 |