sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PROJETO JOVEM DE FUTURO

ESCOLA JADERLÂNDIA: ESCOLA DE FUTURO


 O que é o Projeto Jovem de Futuro?

Trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

As escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma “gestão para resultados” e R$100,00 (cem reais) por aluno do Ensino Médio/ ano, para a implantação desse plano. Em contrapartida, comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica – na 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.

Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos - já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias - desde que priorizem estratégias de incentivo a professores (fundo de apoio a projetos pedagógicos, capacitação, premiação por frequência e rendimento dos alunos), incentivos para alunos (programa de monitoria, fundo para atividades, premiação por desempenho, fundo para necessidades especiais, acesso à cultura) ou melhoria da infraestrutura.


O Projeto Jovem de Futuro: Melhoria da Qualidade do Ensino Médio baseia-se no princípio de que um pequeno investimento de recursos técnicos e financeiros, colocado à disposição de qualquer escola pública, o qual respeite a autonomia e o protagonismo da comunidade escolar, pode trazer um impacto significativo nos resultados, desde que esteja direcionado para que a comunidade escolar se mobilize em torno de metas e estratégias pactuadas; reforce a gestão para resultados e ofereça incentivos para professores e alunos.

São os seguintes os princípios e premissas do Projeto Jovem de Futuro:

I. Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados positivos aos estudantes.

II. Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno do objetivo comum de transformar a realidade da escola.

III. Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.

IV. Indivíduos motivados são causas geradoras de transformação social.

Assim, o Projeto Jovem de Futuro estimula as escolas a implementarem:

• incentivos para professores, tais como premiação por pontualidade e assiduidade, acesso à capacitação, fundos para projetos pedagógicos;

• incentivos para alunos, como bolsas-monitoria, fundos para desenvolvimento de projetos/atividades, premiação por desempenho e , acesso a atividades culturais;

• melhorias no ambiente físico, por meio da aquisição de equipamentos, novos recursos didáticos, materiais pedagógicos e pela realização de pequenos reparos

A melhoria da qualidade da escola e do ensino depende de um processo que garanta a autonomia da comunidade escolar (direção, professores, alunos e pais) na identificação dos fatores que interferem nos resultados de sua ação educativa, além da concepção, implantação e avaliação de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade.

O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.

Metas

A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais:

• reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar, desta etapa de escolaridade;

• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;

• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.

Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - das escolas envolvidas. Nesse passo, vale lembrar que o IDEB é constituído por indicadores de rendimento e fluxo escolar, em harmonia com as metas fundamentais do Projeto Jovem do Futuro.

Sabemos que essas metas, mensuráveis através de indicadores, só serão alcançadas por uma mudança mais ampla, e para melhor, de toda a escola. Por isso, o Projeto Jovem do Futuro abriga ainda a ambição de:

(a) fomentar a melhoria do clima escolar, no que se refere ao respeito, solidariedade, disciplina e diminuição da violência;

(b) oferecer condições para a melhoria da formação e das condições de trabalho dos profissionais da escola;

(c) promover uma cultura de avaliação como instrumento de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;

(d) apoiar a gestão participativa e guiada por resultados;

(e) contribuir para a melhoria do ambiente físico escolar com relação a instalações e equipamentos.

[1] O IDEB é um indicador sintético adotado pelo MEC – Ministério da Educação – calculado a partir de dois componentes: taxa de aprovação e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente, e as médias de desempenho utilizadas são as do SAEB.
 
http://www.jovemdefuturo.caedufjf.net/jovemdefuturo-inst/login.faces

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

II Campanha de Doação de Sangue

Mais uma vez a Escola Jaderlândia  da o exemplo de participação cidadã, integrando os alunos e a comunidade na II Campanha de Doação de Sangue, realizada em parceria com o HEMOPA nas dependências da escola. No dia 18/09/2012, as aulas foras interrompidas para uma aula aberta à todos, aula  de cidadania e solidariedade com a participação direta dos alunos que convenceram seus pais, parentes, vizinhos e amigos a virem doar sangue e assim contribuir para que a vida de muitos, que dependem de doações de sangue, sejam prolongadas.
A triagem


Participação de Professores e corpo técnico da escola

Fazer o bem às vezes exige paciência e ela não se ausentou neste momento

Lições de solidariedade

Fazendo o bem sem olhar a quem

Um tempo doado ao outro

"A lição já sabemos de cor..."

Valeu Jaderlândia!!!, Valeu comunidade!!! Valeu HEMOPA!!! que nosso exemplo seja seguido por todos.





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

II Campanha de doação de sangue da Escola Jaderlândia

 
A Escola Jaderlândia realizará nesta terrça-feira, em parceria com o Hemopa a sua II Campanha de Doação de Sangue com a participação ativa de seus alunos que já começaram mobilizar a comunidade para vir participar doando sangue. É A Escola mais uma vez mostrando pra comunidade que não há educação sem a formação de cidadão e não há cidadão sem participação da vida de sua comunidade.

POR QUE DOAR SANGUE?
Porque o sangue é insubstituível!
Porque o sangue não é produzido artificialmente!
Porque nós somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão!
Porque doar sangue é muito simples e não dói!

Porque doar sangue é gerar vida através da vida!

Existem várias dimensões para o ato de doar sangue. A dimensão subjetiva, a dimensão humanística e a dimensão social.

A dimensão subjetiva é indecifrável para os outros, só compreendida por quem doa. É aqui que se situa o desprendimento humano, o querer fazer bem.

Porque doar sangue é transcender a vida!

Na dimensão humanística, “salvar vidas”, “ajudar os que necessitam”, “transferir saúde”, “compartilhar esperanças”, são fatores que explicam o ato de doar, demonstrando a imensa solidariedade presente nos povos, nos seres humanos.

Porque doar sangue é um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo!

E a dimensão social?
É um compromisso de vida, um ato de cidadania, que representa o conhecimento e o exercício assumidos pelo indivíduo com relação aos seus direitos e deveres enquanto ser social.

Porque doar sangue é um dever do cidadão!

A dimensão social representa a tomada de consciência de uma sociedade que tem por dever saber que, para atender a demanda por transfusão de uma forma universalizada, é necessário que o cidadão, por ser detentor da matéria prima - o sangue - esteja consciente de que a doação de sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas sobretudo, um ato de responsabilidade.

Porque doar sangue é um ato de responsabilidade social!

E esta responsabilidade social não se deve limitar à simples doação de sangue por um cidadão. É importante que este cidadão transforme outro cidadão em doador de sangue, formando-se uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue. Quando isto acontecer não faltará sangue para o atendimento da população e a sociedade terá realmente cumprido seu importante papel nesse processo.

Porque doar sangue é formar uma corrente de vida com a vida!

Quando, para salvar uma vida for necessária uma doação de sangue, só você cidadão, poderá fazê-lo. Por isso... ofereça-se, doe-se!  Porque com este ato você faz uma Enorme Diferença!
Texto: Dra. Luciana Maradei (presidente e médica hematolgista do Hemopa)

Fonte: http://www.hemopa.pa.gov.br/index.htm

Jornal Jaderlândia News


No dia 06/06/2012 foi feito o lançamento da Primeira Edição do Jornal Jaderlândia News, como parte integrante do Projeto desenvolvido na Sala de Informática da Escola.
O Jornal visa a melhoria da leitura e da escrita, não apenas das letras, mas também dos outros meios de leituras como mapas, charges, gráficos, etc., bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências, leituras), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, comentários (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.
Assim buscar-se-á uma construção coletiva do conhecimento através da produção bimestral do Jornal da Escola Jaderlândia, visando sempre aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.

Fotos do Lançamento do Jornal

 A Diretora Elizabete Aguiar, no meio dos alunos, o lançamento oficial do Jornal
 Alunos exibindo a primeira edição do nosso Jornal Jaderlândia News que terá edições bimestrais.

 





sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Festa Junina 2012

Festa Junina 2012
Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em várioa países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na Europa ou no inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristalizada na Idade Média como "Festa de São João". Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália
Fonte: Wikipédia.

Como forma de valorização cultura a escola Jaderlândia realizou a sua festividade junina, com a apresentação de danças, venda de comidas típicas, brincadeiras, barracas de pescarias, entre outros, acompanhe algumas imagens:
 









terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atividade Extraclasse

No dia  31/08/2012 foi promovida uma atividade extraclasse pelo Professor de Biologia Josiney, com o terceiro ano da tarde,  com objetivo de complementar o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Neste dia foi feita uma visita ao Parque Ambiental de Belém que fica no Utinga, onde estão localizados os lagos Bolonha e Água Preta de onde é captado grande parte da água que abastece a cidade de Belém, propiciando aos alunos vivenciarem, na prática, conceitos estudados em sala de aula.







Resultados e Metas do IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Acompanhe a evolução e as metas do IDEB da Escola Jaderlândia:
 

Índice de Aprovação

Acompanhem os índices de aprovação dos alunos conforme as série desde 2005.

IDEB da Escola

Acompanhe o desempenho da escola de acordo com o IDEB

Postagens populares

 

Escola Estadual Jaderlândia Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger